Pular para o conteúdo principal

4ª Noite de Autógrafos na 10º Feira do Livro de Nova Iguaçu - 22/11, Terça-feira

Conheça os autores que estarão autografando seu livros nesta terça-feira, 
na 10ª Feira do Livro de Nova Iguaçu!



Antonio Filipak - Artista Plástico e Designer com Graduação em Marketing, Pós-graduação em Gestão e Produção Cultural, com diversos cursos de extensão do MBA em Gestão Cultural, além da formação em Cinema de Animação, História da Arte e Músico Profissional pela Ordem dos Músicos do Brasil. Participou da publicação de vários cartálogos de arte;  lançou "Releitura" em 2007 e está produzindo (Caminhos 25 anos do) "A Nova Iguaçu Histórica"- Livro pôster, para Janeiro de 2012,

 



Eva Correia Derossi - De origem portuguesa. Casada, mãe de dois filhos. Formada em Pedagogia, trabalhou com as cátedras de Filosofia e Sociologia. Escreve mensagens personalizadas (acróstico), padronizadas e cerimoniais. É autora do texto "Encontro Sacana", para ser adaptado para uma peça de teatro. Publicou recentemente "Amor e Fé  pelas Estradas da Vida", pela Litteris editora.







Fátima Reis - pedagoga (UNI-RIO); poeta, escritora, contadora de histórias e consultora ambiental. Atua na promoção da igualdade racial, na educação etnoambiental e em projetos de diversidade cultural. Conquistou o 2° lugar no I Concurso Mercosul de Contos para Crianças na Argentina com o livro "O Menino que Queria Chorar Estrelas" (2005). Pela Duna Dueto publicou "A Princesa Cambalhotista" e "A História de Chico Mendes para Crianças" pela editora Prumo.




Henrique Souza -  é poeta de Nova Iguaçu – RJ, professor de Sociologia e Filosofia, participa do grupo de poesia Desmaio Públiko e faz parte do grupo Pó de Poesia. Lançou em 2010, o livro "enCantos do ser".




Manoel Ricardo Simões: também conhecido por Breguelé, é geógrafo (UFF e IFRJ), e professor universitário. Através da editora Entorno pela qual é idealizador e responsável, publicou os seguintes títulos: “A Cidade Estilhaçada”; "Contos e Crônicas"; "Dramatização para o ensaio de Geografia", e recentemente, "Ambiente e Sociedade na Baixada Fluminense".






Marlos Degani -  é poeta, autor de "Ad Nutum" (1992) e "Sangue da palavra". Participa do grupo "Desmaio Públiko". Ganhou diversos prêmios, entre eles: Prêmio SESC de Poesia (São João de Meriti) - 1996; Prêmio Jornal O Globo – Melhor Redação - 2000; Prêmio Helena Kolody – Governo do Paraná – 2001 e mais recentemente o Prêmio Canon de Poesia de 2009 e o da Livraria Asabeça de 2010.

Ney Santos - é iguaçuano, formado em Letras, é também compositor, com participações em festivais do gênero; em 2010, foi  congratulado com o melhor samba no Bloco Arrastão de Miguel Couto, onde até hoje é intérprete oficial. Como escritor figura em  várias antologias. Em 2003  editou "Capitulino - Bom Pra Cachorro", cujo lançamento ocorreu na 11ª Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro.





Sobre a Feira do Livro de Nova Iguaçu

A Feira do Livro de Nova Iguaçu começou no ano de 2005, e por duas ocasiões, ocorreram repetidamente no mesmo ano, por isso encontra-se pela 10ª vez em Nova Iguaçu, com parceria da Secretaria de Cultura e Turismo local.


Naquele começo, um número considerável de autores iguaçuanos lideraram os balcões do stand exclusivo para autores baixadenses na feira, sob a batuta do editor e escritor Moduan Matus. A partir de 2007, inspirada em tão relevante iniciativa, cataloguei junto a outros grandes acervos (IPAHB; ASAMIH e CENFOR), um número importante de autores de outros municípios. A partir daí realizei a "Exposição Autores e Livros da Baixada Fluminense" em Seropédica; Duque de Caxias; Nova Iguaçu, Paracambi e Itaguaí, sempre em grandes eventos culturais. Em seguida, criei um blog, onde está sendo catalogando um acervo com quase 150 títulos disponíveis para venda.

Buscando facilitar o intercâmbio entre autores e o público leitor, estou produzindo o evento "Noite de Autógrafos" dentro da 10ª Feira do Livro de Nova Iguaçu, no stand 13, onde os mesmos não somente vendem seu livros mas compartilham saberes e ideais. O reconhecimento do público tem proporcionado motivações para as próxima obras.

Na primeira semana da "Noite de Autógrafos" (01/07), aportaram por lá Marcão Baixada, autografando a coletânea de crônicas "Pelas Periferias do Brasil"; Camila Senna (03 títulos - Coletânea de poesias), e Moduan Matus (com mais de 10 títulos ainda disponíveis para venda. Ele publicou 17 livros).

Na segunda noite (08/11), recebemos a septuagenária Lírian Tabosa com duas publicações recentes: "Umas & Outras" e "Lírios" (ambos de poesias), e, Sil, autografando "Miscelâneas", publicado em 2006.

No terceiro encontro, recebemos o Sr. Frederico de Castro com seu livro "Uma Vida Dedicada à Nova Iguaçu"; Gisela Barros  ("Nossa Gente I e II"; e "Nossas Ruas Tem Histórias"); Fábio Fernando ("Estação Abrigo"); Pedro Ferreira (06 títulos, sendo o mais recente, "O Jovem na Sociedade Contemporânea); Tatá Ananguê ( “Angola Nação Mãe”); Paulo Santos (03 títulos, o mais recente, "Imagens Nova Iguaçu" - colorido) e Victor Loureiro, autografando sua mais recente publicação "Perímetro Urbano”.

Essa iniciativa é relevante, e vem de encontro a uma notória demanda: a produção literária na Baixada Fluminense X a ausência de livrarias e acervos voltados para esse segmento (bibliotecas, exposições).

É chegada a hora de reconhecermos a produção literária da Baixada Fluminense, seja através de cotas em editais de publicações de livros; de concursos literários; de estabelecimento de 'cantinhos do escritor baixadense' nas bibliotecas municipais e em outras instituições como SESI, SESC, ONG's, etc.

Porque tem ficado evidente o interesse da população pelas publicações dessa temática, principalmente os livros que trazem à tona a memória da nossa região; como os livros que abordam a história, a geografia; de personalidades notório saber como o próprio Moduan Matus; dos pesquisadores Gênesis Torres; Ricardo Simões; José Cláudio Souza Alves; Ney Alberto de Barros entre outros.

Portanto insisto com você que continuou comigo por aqui: ações como "Exposição de Livros e Autores da Baixada Fluminense, e "Noite de Autógrafos" é mais um dos caminhos para que se estabeleça uma estreita e forte relação entre a paixão de ler e escrever. É como a fome e a vontade de comer. Na sua frente há um prato e também a sobremesa. Pegue a colher!...E saboreie sem  Moderação, se puder.


Serviço:
22/11/2011 – Terça-feira - 10ª Feira do Livro de Nova Iguaçu  - "Noite de Autógrafos"  - Stand 13 - Autores da Baixada Fluminense
Local: Praça Ruy Barbosa - Centro - Nova Iguaçu (Próx. Bancos Brasil e Bradesco
Horário: 18h
Maiores Informações: 8605-1938/ 8743-4768 Claudina Oliveira e Moduan Matus


Por Claudina Oliveira
Produtora Cultural
21-8605-1938/ 9747-0599

Comentários

  1. Boa tarde!
    escrevo aqui como representante do Centro Acadêmico Mario Lago, do curso CST em Produção Cultural do IFRJ/Nilópolis e venho, por meio deste solicitar um e-mail pelo qual possamos manter contato pois estamos produzindo um evento para o dia nacional da cultura e gostariamos de abrir espaço para uma exposição de livros de autores da baixada. Esta feira que foi realizada em Nova iguaçú seria perfeita para nosso evento.

    Aguardamos resposta no e-mail c.a.mariolago@gmail.com
    desde ja agradeço a atenção,

    Caren Machado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Livros sobre História da Baixada Fluminense

EM CONSTRUÇÃO - Baixada Fluminense - A Construção de uma História - Sociedade, Economia, Política. IPAHB Editora. Vários Autores. Organização de Gênesis Torres. 2004 - 218 páginas - Um livro endereçado a todos àqueles que desejam conhecer um pouco desta importante região situada no entorno da Baía da Guanabara. Caminhar pelo passado deste território é fazer uma viagem no tempo e nutrir-se das informações que nos possibilitam formar juízo sobre o processo de ocupação e colonização ao longo dos séculos XVI ao XX. Neste processo flui com intensidade a luta do homem para vencer as diversidades de uma natureza bastante hostil. Aqui o homem aprendeu a conviver com diversos povos de tradições e costumes diferenciados. Católicos, Judeus, Árabes, Negros e Asiáticos foram colocados de frente com a história, forjando uma experiência de convivência com poucos antecedentes na história do Brasil. Pelos Caminhos que a História Deixou (Stélio Lacerda e Rogério Torres, publicação independente,

Escritas Iguaçuanas está disponível em PDF

A partir desta terça,  (30/03), o livro digital "Escritas Iguaçuanas: Publicações na Cidade Perfume" estará disponível para ser baixado gratuitamente aqui no blog. O livro traz um catálogo de 73 escritoras de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, que publicaram ou já foram publicadas em livros. O projeto é idealizado pela produtora Claudina Olivêira e é o primeiro desse tipo na região. De acordo com Olivêira , a ideia surgiu ao identificar a pouca presença de obras de autoria de mulheres em eventos da região em sua própria catalogação para  o  projeto chamado Autores e Livros da Baixada Fluminense. "Eu comecei a construir um acervo de livros de autores daqui, e comecei a perceber que quase não tinha livros de escritoras Iguaçuanas e podia contar nos dedos quantas eu conhecia. Fui pesquisar esse levantamento e descobri que ainda não havia uma lista referenciada com esse recorte de gênero", conta a produtora.  A obra ainda traz textos introdutórios discutindo sobre a c

Podcast destaca vida e obra de autores iguaçuanos

 Durante o mês de março foi lançado a primeira temporada do Podcast Poéticas de Iguassú, programa sobre a produção literária da cidade de Nova Iguaçu. O podcast apresenta dez escritores iguaçuanos que fizeram ou fazem parte do circuito de eventos literários da Baixada Fluminense, como saraus e feiras. Dentre os homenageados estão as personalidades iguaçuanas Moduan Matus e Lírian Tabosa . Os episódios estão sendo lançados desde o dia 3 de março, às segundas, quartas e sextas, no Spotify, no Google Podcast e no Soundcloud. O podcast é uma idealização da locutora e produtora iguaçuana Claudina Olivêira , que há mais de 10 anos desenvolve projetos voltados para a catalogação e divulgação da produção literária da Baixada Fluminense. “Este projeto vem revitalizar o meu sonho iniciado em 2007, com a criação do acervo ALB (Autores & Livros da Baixada) e estendido para a Rádio Nacional, quando fui convidada para apresentar alguns desses autores no programa ‘Todos os Ramais – nos trilhos d